As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres

Fundação: 1990
Localidade: Vale de Prazeres, Fundão
Modalidade: Futsal
Casa: Polidesportivo de Vale de Prazeres

É na aldeia de Vale de Prazeres, sitada em plena Cova Beira, que nasce no inicio dos anos 90, o "Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres", que tinha como objectivos iniciais incentivar o desporto, a cultura e atividades de cariz popular na localidade.

Porém a primeira coletividade desportiva a aparecer na aldeia, foi o "Grupo Desportivo da Casa do Povo de Vale de Prazeres", fundado em 1946, que nesse mesmo ano chegou a inaugurar um campo de futebol próprio, onde realizava jogos amigáveis. A equipa participou em inúmeros jogos de futebol, com uma forte atividade desportiva que terá durado até à década de 60. O entusiasmo foi-se perdendo e a equipa terminou, assim como o campo de futebol sediado em terrenos de particulares que acabou por desaparecer, não havendo desde então na aldeia mais nenhum campo de futebol, facto que se deveu à falta de instalações dignas para a prática desportiva, e até pelas próprias inclinações dos terrenos da freguesia, fruto de estar localizada numa zona de serrania na Gardunha.

A fundação do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres em 1990, veio reunir a juventude da terra para a prática desportiva, no que ao futebol diz respeito já os jovens de Vale de Prazeres se deslocavam a outras terras para jogos amigáveis. Mais tarde o clube contou com participações no torneio inter-aldeias nos anos de 1993 e 1996, numa competição em que a equipa nunca passou da fase de grupos.

Depois de filiado na Associação de Futebol de Castelo Branco, o clube começa nos anos 2000 a participar com equipas de futsal de iniciados e juvenis nos campeonatos distritais, até que mais tarde na época de 2003/04, aparece com uma equipa de seniores no campeonato distrital de futsal. A equipa sénior esteve durante quatro temporadas (até 2006/07) em competião, com resultados favoráveis. Durante essa altura as equipas jogavam no Pavilhão Municipal do Fundão, tendo chegado até a ser equacionada por parte da autarquia fundanense, a construção de um pavilhão desportivo em Vale de Prazeres, mas que acabou por nunca vir a acontecer.

Depois disso o clube passou por momentos altos e baixos, tendo-se dedicado ao atletismo e a outras actividades mais populares como um grupo de bombos e eventos sociais e culturais, a aldeia possui um rinque polidesportivo onde para além de jogos amigáveis de futsal tem participado também em torneios na região, sendo ainda a principal colectividade da freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário