As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Recreativo de Tinalhas

Fundação: 1941
Localidade: Tinalhas, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Visconde de Tinalhas / Polidesportivo de Tinalhas

É na aldeia de Tinalhas que nasce nos anos 40 umas das mais históricas colectividades da freguesia, esta associação foi criada inicialmente com o objectivo de organizar actividades de recreio e populares, porém a parte desportiva na aldeia era já representada pelo "Tinalhas Futebol Clube", equipa que disputava partidas amigáveis contra outras terras da zona.

O futebol continua na década seguinte com o clube muito ativo, a formação tinalhense realizava jogos amigáveis com outras localidades, tendo no ano de 1957 inaugurado o seu campo de futebol, situado santuário da Rainha Santa Isabel, nos arredores da aldeia e baptizado pelo benemérito Visconde de Tinalhas, num jogo inaugural que opôs a equipa de Tinalhas ao Carvalhense Futebol Clube de Aldeia do Carvalho (Covilhã). O Tinalhas Futebol Clube terá depois desaparecido, e a parte desportiva passou a ter lugar no Centro Recreativo, que até então se dedicava apenas a outras atividades que não o futebol.

A par de outras atividades culturais e desportivas, o Centro Recreativo de Tinalhas continuou com o futebol, e na década de 70 é inaugurado um novo campo de futebol mesmo no centro da povoação, e novamente baptizado com nome de Visconde de Tinalhas. A aldeia participa em 1975 no primeiro torneio inter-aldeias, prova onde marca presença depois nos anos de 1985 e 1986. Foi em 1991 que coube a Tinalhas organizar e sediar a prova, tendo a equipa alcançado a final, que viria a perder contra Caféde, porém depois desse desaire, segue-se a vitória no inter-aldeias de 1993, com Tinalhas a sagrar-se campeã após bater na final o anfitrião Sobral do Campo.

A década de 90 em Tinalhas foi muito intensa desportivamente, a aldeia vê inaugurado o seu ringue polidesportivo, passando o futebol de cinco a fazer também parte da colectividade, com a realização de jogos e participação em torneios. Relativamente ao futebol, a equipa de Tinalhas participa ainda nos inter-aldeias de 1997 e 1998.

Entretanto o clube entra em inactividade devido a um vazio directivo, regressando somente em 2003, tendo ainda participado no inter-aldeias desse ano. Desde então o desporto tem-se mantido vivo na aldeia, onde apesar de haver cada vez menos gente, continuam os jogos de futsal com participações em torneios locais, e também de futebol, com participações recentes no inter-aldeias, nomeadamente em 2014, 2015 e 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário