As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pedrógão de São Pedro

Fundação: 1979
Localidade: Pedrógão de São Pedro, Penamacor
Modalidade: Futebol
Casa: Complexo Desportivo de Pedrógão de S. Pedro

Sediado na aldeia de Pedrógão de S. Pedro (até 1997 apenas denominada de Pedrógão), este clube é um dos históricos do futebol no seu concelho. Foi fundado em 1979 com as cores azul e branco, as mesmas da freguesia, e apenas como associação de cariz popular. Após alguns anos no futebol amador, disputando jogos amigáveis contra outras localidades, tem na época de 1986/87 a sua primeira participação no Campeonato Distrital de Futebol de Castelo Branco.

Começa por participar na 2.ª Divisão Distrital, onde se manteve durante cerca de dez anos, até atingir a subida ao 1.º escalão distrital na temporada de 1996/97, após um 2.º lugar atrás do clube vizinho de Meimoa, desde então o clube nunca mais foi relegado de divisão. A par do futebol também o futsal teve lugar de forma amadora, com a realização de jogos amigáveis no complexo desportivo que dispõe também de ringue polidesportivo. Em 1996 o Pedrógão participou ainda no torneio de futebol inter-aldeias, organizado em Aldeia de St.ª Margarida porém a equipa acabaria por desistir a meio da prova. O clube teve ainda até meados dos anos 2000, camadas jovens de vários escalões a participar nos campeonatos distritais da categoria.

Após obter um 4.º lugar em 2008/09, foi na época de 2009/10 que o clube alcançou uma das suas melhores classificações no campeonato distrital, ao ficar em 1.º lugar na fase regular da competição, porém acabou por perder na fase final de apuramento de campeão para o Águias do Moradal. Em 2014 o clube vê concretizado um sonho de à muitos anos, com a colocação de um relvado sintético no seu campo, melhorando assim a qualidade da prática do futebol. A época de 2021/22 acabou por ser a melhor de sempre em termos de resultados, com a equipa a terminar o campeonato em 3.º lugar, a melhor classificação final da sua história, e que lhe deu acesso a participar pela primeira vez na Taça de Portugal, e ainda a ser finalista da taça de honra. Na temporada de 2022/23 o Pedrógão consegue ainda ser vice-campeão distrital, lugar que lhe valeu mais uma presença na Taça de Portugal.

O Pedrógão tem-se mantido sempre em competição ano após ano, com um misto de jovens jogadores da região e elementos mais experientes, e já leva mais de trinta anos em competição, tendo o recorde de equipa com mais participações consecutivas no campeonato distrital de futebol de Castelo Branco, muito por mérito do seu presidente António Pinto, que tem liderado a associação ao longo dos últimos anos. Um grande feito para uma aldeia, que é actualmente o único representante do concelho de Penamacor no futebol sénior, e que serve como exemplo a seguir para outros clubes.

Sem comentários:

Enviar um comentário