As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo de Vales do Rio

Fundação: 1974
Localidade: Vales do Rio, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo da Portela / Pavilhão Polidesportivo de Vales do Rio

Foi em ano de revolução, que se fundou na aldeia serrana de Vales do Rio este grupo desportivo, que tinha como objectivo principal oferecer uma oportunidade aos jovens da terra para que pudessem ocupar de alguma forma os seus tempos livres, a colectividade cedo começou a iniciar a sua prática desportiva dando uso ao campo pelado da Portela, primeiro com jogos amigáveis, e depois com a participação no campeonato do Inatel, de onde depois saltou para o futebol federado, tendo na época de 1978/79 se estreado no Campeonato Distrital de Futebol de Castelo Branco, na altura numa divisão única.

A equipa viria a ser relegada para a recém criada 2.ª Divisão Distrital na época seguinte, e a subir novamente à divisão principal em 1982/83, no temporada seguinte Vales do Rio conseguiu a sua melhor classificação de sempre na 1.ª Distrital, ao terminar o campeonato no 3.º lugar, porém o clube abandonou o futebol federado no fim da época. O regresso da equipa de futebol surge na temporada de 1987/88, sagrando-se logo campeã da 2.ª Distrital, o clube faria do futebol tradição, mantendo-se depois a competir na 1.ª Distrital por alguns anos, destacando-se o 3.º lugar obtido em 1989/90, que deu acesso à participação na Taça de Portugal na época seguinte, onde Vales do Rio foi eliminado na 1.ª ronda pelo Vilarense.

No início de 1992 começaram obras no clube, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, tendo a assim a terra visto ser inaugurado o seu pavilhão polidesportivo, que ajudou não só ás atividades desportivas, mas também aos eventos da população em geral. É por esta altura que o futebol de cinco começa a ganhar mais popularidade, e também em Vales do Rio se inicia a prática da modalidade de forma amadora, paralelamente com a equipa de futebol que continuou a competir a nível federado até à época de 1993/94, ano em que a equipa terminou por motivos de ordem financeira, com o futebol a continuar depois de maneira amadora. Na época de 1994/95 o clube começa a participar com uma equipa sénior de futsal (então futebol de cinco ) no campeonato distrital, onde se sagra campeã logo no ano de estreia, de seguida subiu para a III.ª Divisão Nacional de Futsal. onde competiu durante alguns. Na temporada de 1999/2000, então a jogar no campeonato distrital, Vales do Rio desiste da equipa de futsal.

O regresso ás competições federadas de futebol surge na época de  2000/01, com a inscrição da equipa de futebol na 2.ª Divisão Distrital, onde a equipa se mantém a jogar até à época 2002/03. Por essa altura outras atividades desportivas se desenvolviam no clube, nomeadamente o futsal, que na época seguinte à extinção do futebol, teve também ele o seu regresso aos distritais, sucesso que se confirmaria pouco depois com Vales do Rio a sagrar-se campeão distrital de futsal na época de 2004/05. No ano seguinte o clube participa na III.ª Divisão Nacional de Futsal, porém essa foi a sua última temporada no futsal sénior federado, que terminou por falta de apoios financeiros, e que anos mais tarde viria ter apenas participações nas camadas jovens.

Actualmente é das colectividades desportivas mais activas em do concelho da Covilhã, com a realização e participação em vários eventos, onde se continuam a incluir o futebol e futsal amador, tendo a a sua direcção intenções de entrar nos próximos anos, de volta ás competições federadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário