As publicações são actualizadas com regularidade

União Lousense - Colectividade Recreativa e Cultural

Fundação: 1952
Localidade: Lousa, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo das Naves / Polidesportivo Maria Alda Vaz Preto

Este clube desportivo, recreativo e cultural, sediado na aldeia de Lousa a cerca de 20 km da cidade de Castelo Branco, foi fundado no primeiro dia do ano de 1952, com a designação inicial de "Grupo Desportivo de Lousa", tendo depois em 1956 alterando o nome para o atual. Nos seus inícios teve a ajuda de beneméritos da terra, nomeadamente a família Vaz Preto, que cederam o local para a instalação da sede do clube, e também para a construção do campo de futebol, esta colectividade teve também a ajuda de toda população na construção do campo, que se encontra localizado à entrada da freguesia, junto à estrada nacional, numa zona denominada de "Naves" que lhe deu assim nome.

Campo esse que foi inaugurado ainda em 1952 num jogo amigável contra a equipa do "Grupo Desportivo da Auto-Mecânica da Beira", de Castelo Branco, juntamente com um jogo de infantis da escola primária da Lousa (a 3.ª contra a 4.ª classe), e um jogo de solteiros x casados. A colectividade continuou muito ativa não só em jogos de futebol amigáveis e participação e organização de torneios, mas também noutras modalidades como o ciclismo e o atletismo. Com alguns anos de interregno pelo meio, a Lousa volta ao futebol, com a participação no primeiro torneio inter-aldeias em 1975.

Depois de mais alguns anos a participar em torneios e jogos amigáveis, o União Lousense regressa ao inter-aldeias em 1985 (organizado em Salgueiro do Campo), onde se fica pela fase de grupos, o mesmo acontece nas seguintes participações do clube nos torneios inter-aldeias de 1988 e 1996.

Em 1998 procede-se a uma melhoria das instalações anexas do campo de futebol, no bar, balneários e arrecadações, tendo sido também tudo electrificado, devido à participação da equipa no Campeonato Distrital, onde se tinha estreado na época de 1996/97, com o União Lousense a competir na 2.ª Divisão, patamar onde se manteve até à temporada de 2000/2001, ano em que obtém o 2.º lugar na classificação e consegue a subida para 1.ª Divisão Distrital, um dos maiores feitos da história desportiva do clube. Essa presença durou apenas uma época, tendo a equipa descido novamente, mantendo-se depois em competição na 2.ª Distrital até ter terminado com o futebol federado na temporada 2005/06, ano em que abandonou por incapacidade financeira.

Até aos dias de hoje o União Lousense mantém-se ativo como uma das associações mais importantes da Lousa, apesar do futebol já não ter a mesma importância de outros tempos, pelo que o Campo das Naves se encontra inutilizado e ao abandono. Em 2019 o clube fez obras de requalificação no seu polidesportivo, permitindo assim uma melhor prática da modalidade de futsal com a organização de jogos e torneios, este polidesportivo foi também batizado como forma de homenagem à família Vaz Preto, muito conhecida na localidade e na região, que foi quem à décadas atrás cedeu o terreno para a construção do polidesportivo. A coletividade continua ativa, e a realizar actividades culturais e recreativas na localidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário