As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural e Recreativa Juncalense

Fundação: 1975
Localidade: Juncal do Campo, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos de Juncal do Campo

Esta colectividade nascida no pós 25 de Abril, vem dotar a freguesia de um meio dinamizador que reúne todas as atividades de carácter social, cultural, recreativo e desportivo, nesta última onde já se praticava a modalidade de futebol à alguns anos, na década de 40 criou-se o primeiro campo primitivo para a prática futebolística, depois a guerra do ultramar levou a que muitos jovens tivessem de abandonar a aldeia, tendo o futebol parado por completo. Anos mais tarde, em Setembro de 1967, foi inaugurado o atual campo de jogos, cujo terreno foi cedido pela família Martins, o jogo teve a presença da equipa de Salgueiro do Campo, com quem o Juncal do Campo perdeu por 5-0.

Em 1975 é então fundada a coletividade que veio trazer um grande dinamismo à aldeia, no que toca à parte desportiva, para além do futebol, destacou-se também o atletismo com participação e organização de várias provas. Foi precisamente nesse ano que se organizou o primeiro torneio de futebol inter-aldeias de sempre, e onde o Juncal do Campo foi um dos organizadores, juntamente com o Palvarinho, então apoiados pela Direcção Geral de Desportos, participando também na competição, onde de resto acabou por ser uma das equipas mais regulares, com inúmeras participações. O regresso ao inter-aldeias dá-se em 1985, na altura organizado em Salgueiro do Campo, com a equipa do Juncalense a atingir os quartos-de-final após um 3.º lugar na fase de grupos. Há que destacar também os jogos de futebol feminino entre solteiras x casadas que nesse tempo tinham lugar por altura das festas, e que mostravam que as mulheres juncalenses tinham também um gosto pelo futebol.

A incursão do Juncalense no futebol federado acontece pouco depois, na época de 1987/88, com a equipa a competir ininterruptamente durante cinco anos na 2.ª Divisão Distrital, até atingir a subida à 1.ª Divisão em 1991/92, depois de obter um 2.º lugar na tabela. A equipa acabaria por jogar apenas uma época na 1.ª Divisão Distrital, onde ficou em penúltimo lugar, terminando depois a sua participação no futebol federado. Pelo meio dessa aventura nos distritais, o Juncalense foi ainda ao inter-aldeias de 1989 (no Palvarinho), onde voltou a repetir exactamente o resultado da sua participação anterior, um 3.º lugar na fase de grupos e presença nos quartos-de-final. Depois disso a equipa contou com participações regulares no torneio, nomeadamente em 1994, 1997 e 1998. Em 1999 o Juncalense obteve o seu melhor resultado na prova, ao sagrar-se vencedor do inter-aldeias, o que levou a que no ano de 2000 fosse o organizador. A equipa de Juncal do Campo participou ainda nos inter-aldeias de 2001, 2003 e 2004.

O clube atravessou depois um período de inactividade até ser anos mais tarde reactivado por uma nova direção. Fora o futebol, o Juncal tem também a pratica regular de futsal, com a organização e participação em torneios na zona, actualmente realiza também actividades sociais e culturais, com o futebol a ocupar sempre um destaque especial com jogos amigáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário