As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Clube Sobreirense

Fundação: 1930
Localidade: Sobreira Formosa, Proença-a-Nova
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Pavilhão do antigo Instituto de São Tiago / Campo de Futebol de Sobreira Formosa

Fundado no inícios do século passado o "Sport Club Sobreirense" situa-se na histórica vila de Sobreira Formosa, perto de Proença-a-Nova. Dada a realidade social da altura, a coletividade, sendo uma das primeiras a surgir na terra e até uma das mais antigas do concelho, começou por realizar apenas atividades recreativas, sendo um clube elitista que só permitia a entrada a pessoas de relevância na sociedade local, foi lá que surgiu o futebol, que aparece na localidade nos anos 50. Em contrapartida a Casa do Povo de Sobreira Formosa, fundada em 1938, era o clube do povo, frequentado por toda a população, que durante vários anos teve também equipa de futebol, e que chegou inclusive a competir nos campeonatos da antiga FNAT (hoje Inatel), na década de 50, sob a designação de "Centro de Recreio Popular de Sobreira Formosa".

Nos anos 60 uma nova direcção do SC Sobreirense autorizou o livre acesso ao clube, fazendo dele também um clube popular, e começou então a ter mais adesão nas suas actividades, porém o futebol continuou no seio da Casa do Povo, onde é praticado nas décadas seguintes. Em 1981 e 82 a equipa participa no torneio inter-aldeias, organizado em ambos anos pela ADC Proença-a-Nova, prova que contou na sua maioria com equipas do concelho, tendo a equipa do Grupo Desportivo da Casa do Povo de Sobreira Formosa sido finalista na edição de 1981, e vencedora da competição em 1982. Essa foi uma das últimas provas em que a Casa do Povo participou, tendo nos anos seguintes sido o Sobreirense a "tomar conta" do futebol na vila, com a participação em torneios locais e jogos amigáveis.

O clube entrou depois num longo período de inactividade, tendo sido reactivado em 2014 por um grupo de gente da terra. O Sobreirense para além da sua sede utiliza também as instalações da antiga Casa do Povo, sendo actualmente o principal dinamizador desportivo da localidade, onde nos últimos anos tem organizando muitas atividades entre elas a participação em torneios de futsal, mantendo-se como um clube histórico de Sobreira Formosa, e do próprio concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário