As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Popular de Cultura e Desporto de Lardosa

Fundação: 1975
Localidade: Lardosa, Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos Domingos Silvares

O futebol na ainda hoje populosa aldeia de Lardosa, começou a ser jogado apenas por prazer, num terreno pelado circundante à localidade, no entanto é já em 1975, antes deste clube ser criado, que a aldeia participa com uma equipa no primeiro torneio inter-aldeias, onde atinge as meias finais, sendo que pouco depois surge oficialmente esta colectividade, sediada na Casa do Povo da Lardosa cuja sede ficou a seu cargo.

A vontade de jogar futebol foi sendo cada vez maior, o que levou o clube a investir e a melhorar as suas instalações, ao mesmo tempo a juventude da terra ia participando em jogos amigáveis com boas exibições no campo pelado da Lardosa, sendo que em 1980 é inaugurado o Campo de Jogos, num terreno cedido por Domingos Silvares, benemérito da freguesia cujo nome foi dado ao campo em forma de homenagem, anos mais tarde o campo foi dotado de melhores condições como balneários, bar e bancadas.

A primeira participação da Lardosa no Campeonato Distrital de Castelo Branco, surge na época de 1984/85 na 2.ª Divisão, onde o clube acabou por atingir a subida de divisão para 1.ª Distrital, derivado de no ano seguinte não se poder realizar o campeonato da 2.ª Divisão por não haverem equipas suficientes. No entanto a equipa da Lardosa acabaria por ser despromovida ao segundo patamar distrital na época 1986/87, após terminar em último lugar da tabela. A equipa haveria de atingir novamente a subida para a 1.ª Distrital em 1988/89, após um 2.º lugar atrás do Indústria Cebolense, nessa época o clube ganhou ainda o troféu disciplina que muito orgulhou atletas, dirigentes e o treinador Jorge Abelho. Na época seguinte a manutenção foi conseguida com alguma dificuldade, com o clube a conseguir a 11.ª posição (de entre 14 equipas). Na temporada a seguir, a equipa agora treinada por Sequeirinha, conseguiu o 10.º lugar, assegurando mais uma vez a manutenção, sendo atribuída mais uma vez à equipa a taça disciplina. Mas depois em 1991/92 a Lardosa termina o campeonato nos últimos lugares, posição que ditava a descida da equipa para a 2.ª Divisão Distrital, porém o clube acabou por desistir do futebol nesse ano.

A Lardosa regressou assim ao futebol amador e participa no Inter-aldeias de 1993, organizado em Sobral do Campo, onde não passou da fase de grupos. No entanto, a paragem do futebol federado foi curta já que na época de 1994/95 a equipa regressa à 2.ª Distrital, onde se manteve em competição até nova desistência em 1997/98. Os problemas directivos e financeiros levaram o clube a optar novamente pelo futebol amador, e a Lardosa mostrou estar ainda à altura, durante cinco anos consecutivos participou no Inter-aldeias (2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), onde apesar de não se ter sagrado campeã em nenhuma edição, ganhou a Taça Disciplina Inter-aldeias em 2004, pelo fair-play demonstrado durante a prova.

Poucos anos depois surge uma nova fase na história do clube, com o tão esperado regresso aos distritais em 2005/06, nessa mesma época foi extinta a 2.ª Divisão Distrital por falta de equipas, o que fez com que a Lardosa disputasse a 1.ª Distrital na época seguinte, patamar onde jogou entre os "grandes" do distrito, e conseguiu manter vivo o futebol com a juventude da terra, os resultados menos bons, originaram inclusivamente aparições da equipa no programa de televisão "Liga dos Últimos" da RTP, facto que engrandeceu ainda mais o clube, que apesar de tudo competiu sempre pelo desporto e pela terra. Até que surge uma nova desistência na época 2009/2010 por motivos financeiros, essa que foi a última temporada da Lardosa no futebol distrital.

Desde então têm-se realizado esporadicamente jogos no Campo Domingos Silvares, e apesar da colectividade continuar ativa com outras atividades, o futebol na Lardosa ainda não voltou de vez.

6 comentários:

  1. Boa noite.
    Excelente artigo com algumas imprecisões.
    A subida de divisão foi conseguida na época 88/89, tendo o clube sido vice-campeão, atrás do IFCCebolense e empatado em pontos com o Oleiros. A subida foi conseguida num jogo épico no campo dos Escalos de Cima (vitória por 2-0). Nessa época à subida de divisão o clube juntou o troféu disciplina que muito orgulhou atletas, dirigentes e treinador (Jorge Abelho).
    Na época seguinte (89/90) a manutenção foi conseguida com alguma difuculdade e o clube, ainda treinado por Jorge Abelho, conseguiu alcançar a 11 posição (entre 14 equipas).
    Na época 90/91,a equipa treinada por Sequeirinha, conseguiu o 10 lugar e assegurou mais uma vez a manutenção.
    A época seguinte (91/92),mais uma vez treinados por Sequeirinha e equipa conseguiu a sua melhor classificação (6 lugar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua colaboração, irei alterar a publicação com base no seu comentário. É muito importante que as pessoas que viveram os clubes de mais perto nos ajudem a escrever melhor a sua história, é isso que me faz continuar com este projecto vivo, até porque ás vezes torna-se dificil conseguir encontrar alguma informação.

      Eliminar
  2. Pois não é nada facil. No entanto em relação ao meu comentário tenho algumas duvidas em relação à epoca 91/92.
    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a essa época, a equipa da Lardosa terminou o campeonato em penúltimo lugar, e ia descer para a 2.ª Divisão Distrital, mas o clube desistiu do futebol logo do fim da época,

      Eliminar
  3. Antes de mais, parabéns por este blogue. É de salutar a iniciativa de abordar o historial dos clubes da nossa região. Gostaria de acrescentar um facto, na época de 90/91 a Lardosa venceu também a taça disciplina. Facto fidedigno!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo elogio, realmente era uma lacuna não existir nenhum espaço onde se falava da história desportiva dos nossos clubes, daí ter criado este blog. Em relação ao que escreve sobre a taça disciplina vou adicionar essa informação ao texto, bem haja.

    ResponderEliminar