As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Recreativa e Cultural de Aldeia Nova do Cabo

Fundação: 1977
Localidade: Aldeia Nova do Cabo, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo do Cabeço da Velha / Polidesportivo de Aldeia Nova do Cabo

O futebol nesta aldeia vizinha do Fundão, começa na década de 30, quando um grupo de jovens da terra se reuniu no sótão de um sapateiro local, para se decidirem a fundar um clube na terra, por estar então na moda os "União Clube", e por sugestão de José Trindade Dionísio, um dos fundadores, foi escolhida a designação de "União Clube de Santa Cruz" (com origem no nome da padroeira da terra). A equipa vestia de azul, com os primeiros equipamentos, botas e as primeiras bolas a serem oferecidos pelo conterrâneo Feliciano Gonçalves. Este clube viria a tornar-se com o passar dos anos, na mais representativa equipa de futebol de Aldeia Nova do Cabo.

Em 1934, é fundado por jovens da terra, o "Santa Cruz Foot-ball Club", numa reestruturação do clube já existente, e incentivados pela prática futebolística que já se fazia com muita frequência na maioria das localidades do concelho do Fundão, esta equipa de Aldeia Nova do Cabo logo tratou de arranjar um campo de futebol para o efeito, que foi utilizado nos anos seguintes em jogos amigáveis contra equipas da zona, e até este clube desaparecer já na década 60.

Mais tarde, é fundada em finais dos anos 70 a "Associação Recreativa" que veio colmatar a inexistência de uma entidade que organizasse actividades desportivas, culturais e sociais em prol do população. O futebol já era costume na terra, com os populares jogos de solteiros x casados, e também praticado de forma amadora contra aldeias da vizinhança, no campo de futebol pelado que se situa no lugar de Cabeço da Velha, nos arredores de Aldeia de Nova do Cabo.

O futebol a nível federado surge apenas a meio da década de 90, com a equipa de Aldeia Nova do Cabo a participar durante três temporadas consecutivas no campeonato distrital da 2.ª Divisão, nomeadamente da época de 1992/93 até à de 1994/95, em que a equipa, maioritariamente constituída por jogadores da terra, conseguiu modestas classificações. Posteriormente a colectividade federou-se novamente com a designação de "Associação dos Amigos da Aldeia Nova do Cabo", onde provavelmente competiu com equipas de camadas jovens.

Nos últimos anos a associação tem participado em torneios de futsal na região, a par de outras actividades que desenvolve em áreas que não a desportiva.

2 comentários:

  1. SOMENTE UM PEQUENO ESCLARECIMENTO: .
    Foi em 1930,no sótão de sapateiro pertencente ao Sr. António Pedro que os então jovens JOSÉ TRINDADE DIONÍSIO, ANTÓNIO PEDRO FRANCISCO,LUÍS GADANHO,MÁRIO GADANHO E JOAQUIM MARCELO ( O Paxim ) se acertaram para dias mais tarde fundarem aquele que, por circunstancias várias, viria a ser o mais representativo e carismático clube de futebol de Aldeia Nova do Cabo de todos os tempos.Por estar então na moda os " União Clube " por sugestão do Sr José Trindade Dionísio ,aceite pelos seus restantes companheiros, foi escolhido para a futura associação o nome de UNIÃO CLUBE DE SANTA CRUZ " que inicialmente vestia camisola e meias de cor azul.
    Os primeiros equipamentos bem como as duas primeiras bolas ( então de catechu ) foram oferecidos pelo Sr . Feliciano Gonçalves , que mais tarde ofereceu as primeiras botas de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contributo, essas informação serão adicionadas à publicação. Bem-haja.

      Eliminar