As publicações são actualizadas com regularidade

Sertanense Futebol Clube

Fundação: 1934
Localidade: Sertã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos / Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã

O Sertanense é um dos clubes que nas últimas décadas mais se tem destacado no futebol distrital, leva perto de vinte temporadas consecutivas a competir nas provas nacionais, onde tem lutado pelos primeiros lugares. Pelo papel que desempenha na formação, é não só a coletividade mais importante do concelho, como também das mais representativas da zona do Pinhal Interior.

O emblema sertaginense começou como todos os outros no futebol amador, nos anos 60 com partidas amigáveis frente a equipas da região, por essa altura dá-se a construção de um campo de futebol, o campo da Abegoaria nos arredores da vila, devendo-se essa obra ao então médico, e também presidente do clube, Dr. Manuel Marques dos Santos, campo de jogos esse ao qual se viria a dar o seu nome em 1994, como forma de homenagem.

O clube estreia-se nos campeonatos distritais na época de 1970/71 com jovens oriundos da vila e dos arredores. Depois de anos a fio a competir no distrital, onde a equipa se veio afirmando, e conseguindo bons resultados e cada vez mais notoriedade, o Sertanense sagrou-se pela primeira vez campeão distrital na época de 1987/88, subindo à III.ª Divisão Nacional, a conquista serviu de moral para o futuro, o clube nunca mais parou de crescer, conseguindo uma série de bons resultados, na sua primeira passagem pelas competições nacionais onde esteve quase dez anos, e que durou até descida aos distritais em 1999. Porém a sua estadia no distrital foi curta, pois logo na época de 1999/2000, o Sertanense voltou a conquistar o campeonato distrital e assim regressar novamente à III.ª Divisão.

O clube voltou mais forte, e apenas dois anos depois conseguiu o 2.º lugar, e subiu pela primeira vez na sua história à II.ª Divisão B, a presença neste escalão durou pouco, visto que o clube desceu logo na época seguinte, e só voltaria a este patamar na época de 2009/10, depois de ficar em 1.º lugar e conquistar o titulo de campeão da III.ª Divisão Nacional. Deu-se assim o inicio de  uma grande fase na história recente do Sertanense, que se mantém até hoje nos patamares nacionais, pelo meio teve alguns jogos com FC Porto na Taça de Portugal, posições entre os primeiros lugares da tabela, entre eles o 2.º lugar na fase regular e a presença na fase de subida do Campeonato Nacional de Seniores na época 2013/2014.

O Sertanense pode-se considerar hoje em dia, como a terceira maior potência do futebol no distrito, atrás do Sporting da Covilhã e do Benfica e Castelo Branco, sendo a equipa que mais presenças contabiliza em competições nacionais. O clube tem também equipas nos vários escalões de futebol de formação e teve até uma equipa "B" no campeonato distrital. Na temporada de 2018/19 o Sertanense estreou-se na modalidade de futsal, com equipas seniores masculina e feminina nos campeonatos distritais, anda nessa temporada o clube voltou a receber um clube "grande" em sua casa, ao defrontar o Benfica na Taça de Portugal, num jogo que teve o Estádio Municipal de Coimbra como casa emprestada.

Sem comentários:

Enviar um comentário