As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Desportivo de Alcains

Fundação: 1977
Localidade: Alcains, Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos António Trigueiros de Aragão

O Clube Desportivo de Alcains é uma equipa sediada numa das mais importantes localidades do concelho de Castelo Branco, a vila de Alcains, actualmente com cerca de 5 mil habitantes continua muito activa industrialmente com fábricas de nível nacional, e chegou a ser o pólo industrial mais importante do concelho no final dos anos 80, tendo o desporto feito parte do seu crescimento.

O futebol nesta terra começa em 1951, com a fundação do "Grupo Desportivo Alcainense", que começou a incrementar a atividade desportiva na localidade também através de outras modalidades, mais tarde em 1962 viria a ser integrado na Casa do Povo de Alcains como uma secção desportiva, esta passa depois a competir no campeonato da Fnat (atual Inatel) da região, prova onde se estreia na época de 1962/63. Após alguns anos em competição, a equipa da Casa do Povo de Alcains haveria de se sagrar vencedora do campeonato da Fnat de Castelo Branco em 1964/65, competição que depois abandonou em 1968 por desentendimentos com a direcção da Fnat. Neste campeonato, que era composto maioritariamente por equipas de empresas da região, casas do povo e outras associações, competiu ainda nos anos 70 outra equipa de Alcains, nomeadamente a equipa dos trabalhadores da "Alprema", uma empresa de rações que existiu na vila.

Depois disso o futebol renasce em Alcains em 1972 e fica a cargo do "Clube Recreativo Alcainense", coletividade fundada em 1931, mas que até então se dedicava a outras atividades que não o futebol, foi então que o CRA começou no futebol amador em jogos amigáveis com a juventude da terra, e passa depois para o futebol federado, estreando-se no campeonato distrital de Castelo Branco na época de 1974/75, o clube ainda participou no campeonato nas épocas seguintes, até que a sua secção desportiva ganhou autonomia própria originando a fundação em 1977, do "Clube Desportivo de Alcains". O clube inscreveu-se nos distrital logo em 1977/78 e na época de estreia surpreendeu ao sagrar-se campeão distrital. Alcains via assim a sua equipa chegar aos campeonatos nacionais, eram tempos de ouro no desenvolvimento da vila e o desporto crescia com ela, foram dois anos a competir na III.ª Divisão Nacional, até o Alcains ser despromovido aos distritais, e logo na época de regresso, em 1980/81, o clube sagra-se novamente campeão distrital, fazendo a "dobradrinha" com a conquista Taça de Honra.

De volta ao patamar nacional, a equipa matem-se cerca de uma década em competição, com um bom percurso pela III.ª Divisão, tendo como melhor resultado um 4.º lugar em 1984/85. O clube voltou a descer ao distrital, mas depressa regressou aos nacionais, com um titulo de campeão distrital em 1988/89, segue-se depois outra passagem pela III.ª Divisão com bons resultado, e que culminou com o 1.º lugar e a subida à II.ª Divisão B em 1993/94, ano esse em que foi inaugurado o relvado no Campo Trigueiros de Aragão, onde o clube atingiu o seu auge competitivo, ao permanecer no meio de outros grandes clubes nacionais durante quatro épocas, voltando depois a descer novamente à III.ª Divisão.

O Alcains continuou com boas exibições, e apenas dois anos depois voltou a subir à II.ª Divisão B onde permaneceu mais duas épocas até descer novamente, apesar dos bons resultados a equipa acabaria por desistir em 2004 após um vazio directivo, o clube que durante décadas foi um dos símbolos da vila e da região deixava assim o futebol. Até que em 2006 o clube voltou a renascer e inscreveu a equipa na 2.ª Divisão Distrital, que acabou por vencer logo nessa época, em que foi também finalista da Taça de honra. Depois de começar por baixo, a equipa foi lutando para voltar a ter a dimensão que teve no passado, e em poucos anos regressou à III.ª Divisão, após se sagrar campeã distrital em 2008/09, um ano depois voltaria descer mas nunca esmoreceu, e todos os anos lutou pelo campeonato distrital. Voltou aos títulos em 2014/15, ao ganhar a Taça de Honra numa temporada em que esteve até ao fim na luta pelo campeonato, que acabaria por conquistar anos mais tarde na época de 2017/18, numa grande época que levou Alcains de volta aos patamares nacionais, a equipa acabou por descer novamente ao campeonato distrital onde se manteve como um dos favoritos ao titulo. Na temporada de 2019/20 a equipa de Alcains realizou uma excelente época não perdendo qualquer jogo e ficando a apenas um ponto de vencer o campeonato distrital, porém devido a situação mundial provocada pela pandemia, as competições foram suspensas, com o clube a ver automaticamente confirmada a sua subida ao Campeonato de Portugal, no entanto a época seguinte não correu de feição, com o Alcains a descer de novamente para os distritais. Na época de 2021/23 o Alcains acabou por subir novamente, ao ficar com a vaga do campeão Águias do Moradal (que não pôde subir por não ter futebol de formação), mas desceu outra vez para o distrital na época seguinte.

O Clube Desportivo de Alcains é actualmente uma das melhores equipas da região, no que ao futebol sénior diz respeito, tendo também ao longo da sua história equipas camadas de formação que ainda mantém, e outras modalidades como voleibol, ténis de mesa e futsal, nesta última onde teve uma equipa sénior em 1994/95 e uma equipa feminina nas épocas de 1999/00 e 2000/01, para além de camadas de formação. O CDA é hoje um dos principais clubes de futebol a nível distrital e por mérito próprio um dos clubes históricos no seu concelho.


Outros emblemas referenciados:

Clube Recreativo Alcainense

Sem comentários:

Enviar um comentário