As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Desportivo Recreativo e Cultural de Vila Velha de Ródão


Fundação: 1958
Localidade: Vila Velha de Ródão
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal de Vila Velha de Ródão

Esta é umas das colectividades desportivas mais antigas do concelho, foi fundado em 1958 como "Centro Recreativo de Educação Popular e Desporto do Porto do Tejo", sediado no lugar de Porto do Tejo, zona portuária de Vila Velha de Ródão onde atualmente está o estádio municipal, e que antes de existirem os caminho-de-ferro tinha uma grande importância no transporte de mercadorias e até de passageiros, com barcos que faziam a travessia do rio tejo até Lisboa. Foi assim a primeira coletividade dedicada ao desporto a existir na vila, começando no futebol amador em jogos contra as localidades limítrofes. No final dos anos 70 com a chegada da industria da celulose a Vila Velha de Ródão, começaram também a aparecer equipas de trabalhadores da fábrica, que chegou a competir nos campeonatos do Inatel como "Centro de Alegria no Trabalho da Celulose do Tejo", houve também equipas de júniores no campeonato distrital, sob a designação de "Centro Popular de Trabalhadores do Porto do Tejo".

No entanto o futebol não estava exclusivamente entregue ás equipas de trabalhadores, tendo esta coletividade do Porto do Tejo participado no torneio de futebol inter-aldeias em 1978 e também no campeonato do Inatel do distrito de Portalegre no final dos anos 70, no entanto devido às grandes distancias que tinha de percorrer para jogar com os seus adversários, a equipa federou-se depois na Associação de Futebol de Castelo nos anos 80, alterando a sua designação para a atual. A equipa competiu no campeonato distrital durante duas épocas, em 1982/83 e 83/84, sempre na 2.ª Divisão, após esta curta paragem no futebol federado a equipa participou no torneio inter-aldeias de 1985. Vila Velha de Ródão regressou ao distrital na época de 1985/86, onde por falta de equipas apenas se jogou uma divisão única dividida em zona norte e zona sul, tendo terminado em último lugar da sua série, após o qual a equipa voltou a parar, regressando ao campeonato distrital apenas na época de 1990/91, onde se manteve em competição até à temporada de 1996/97, competindo sempre na 2.ª Divisão Distrital.

Depois disso e após alguns anos de paragem, o clube voltou ao activo, mas apenas com futebol nos escalões de formação nas épocas de 2004/05 e 2005/06, e depois com futsal de formação em parceria com outra coletividade da vila, o "Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Vila Velha de Ródão", e ainda com equipas de futsal amador, participando em alguns torneios.

Na época 2010/2011 deu-se o regresso ao futebol de 11 federado, com participação no campeonato distrital, onde se mantém em competição até hoje, o clube tem obtido resultados razoáveis, apostando também nas camadas jovens. Na época de 2018/19 a equipa conquistou o 3.º lugar no campeonato distrital, a melhor classificação da sua história, e que lhe deu acesso a participar pela primeira vez na Taça de Portugal na temporada seguinte. Em 2020/21 a equipa encontrava-se em 2.º lugar aquando da suspensão do campeonato distrital derivado da situação de pandemia, posição que lhe valeu assim uma vaga para participar novamente da Taça de Portugal. Em 2022/23 a equipa vence a 2.ª Divisão Distrital.


Outros emblemas referenciados:

Emblema do Centro Municipal de Cultura
e Desenvolvimento de Vila Velha de Ródão

Sem comentários:

Enviar um comentário